Terpsichore é a única Companhia  Dança Grega Antiga em Portugal. Constituída por seis bailarinas e três músicos e dirigida por Sara Toscano, a Companhia apresenta coreografias originais que assentam num trabalho de investigação científico contínuo, realizada em Atenas. 

As coreografias baseiam-se na antiguidade helénica e no revivalismo de que a dança grega foi alvo desde o período romano até aos dias de hoje. A música inspira-se no espírito da Grécia Antiga e inclui textos em grego moderno e antigo. Os instrumentos musicais são contemporâneos e exploram diferentes ambientes e emoções.

 

Terpsichore é o nome dado à musa grega da dança e significa “deleite em dançar”. Em inúmeras imagens da antiguidade, Terpsichore é representada com uma lira, porque na Grécia Antiga a dança era indissociável da música e da poesia. Ela era também a mãe das sereias, conhecidas pela sua mítica voz. Esta união da dança, da música e do canto que caracteriza esta arte grega é o ponto de partida das criações do grupo que incluem não só uma visão alargada do conceito de dança, mas também uma estreita relação entre movimento, música e poesia.

 

O grupo Terpsichore pretende resgatar o espírito da antiguidade helénica, entendendo a dança com o mesmo sentido de totalidade e o mesmo valor que lhe atribuíam os gregos da antiguidade e, através de espetáculos e oficinas de dança acompanhadas por música ao vivo, criar oportunidades para que outros participem desta visão acrescida da arte.

 

Sob a direção de Sara Toscano, bailarina e investigadora de dança grega antiga no Teatro Grego de Danças Tradicionais Dora Stratou, em Atenas, Terpsichore propõe projetos de dança para públicos interessados em dança, teatro, arte e história da Grécia.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now